quinta-feira, 8 de julho de 2010

Dayane no FAM

Dayane e Zé Firo foi exibido em duas sessões dia 15 de junho do Florianópolis Audiovisual Mercosul, o 14o FAM, inserido na programação da Mostra Infanto-Juvenil. Pudemos presenciar estas exibições, com a sala lotada de crianças que a organização trazia das escolas municipais mais próximas à UFSC, onde aconteceu o evento. O enorme auditório do Centro de Cultura e Eventos da universidade ficou lotado de crianças, que receberam muito bem o filme. Calculamos que entre o público das escolas e demais famílias que compareceram às sessões, cerca de 800 pessoas assistiram Dayane e Zé Firo.
O FAM tem algumas qualidades, como ser realizado numa cidade bonita como é Florianópolis, e ter uma curadoria muito competente - a programação esteve recheada de muito bons filmes, curtas e longas do Brasil e outros países latino-americanos. Também trouxe uma seleção dos melhores filmes produzidos pela escola de cinema de Cuba - EICTV.
Há muitas coisas que melhorar na organização do festival, no entanto. A falha que merece mais destaque foi a da projeção. É doloroso comparecer a um festival de audiovisual em que a projeção é descuidada e os filmes são exibidos com distorções (do tipo tela 16:9 virar 4:3). Dayane foi exibido assim e muitos outros bons filmes, inclusive os da EICTV. Esperamos que nas próximas edições estes erros sejam corrigidos, pois o 14o já foi.
Muito bom foi ter participado da oficina de animação stopmotion conduzida por Homero Paz e Juan Manuel Costa, da El Birque Animaciones, de Córdoba - Argentina. Eles também levaram para o FAM o belo curta de animação La Ollera.

Nenhum comentário:

Colaboradores